top of page
Buscar
  • Foto do escritorHome Sale by HomeOffice

Desvendando o armazenamento de gordura do corpo

O corpo armazena calorias de duas maneiras: sob a forma de glicogênio (deconsumo rápido), armazenado no fígado e nos músculos, e sob a forma de gordura (de consumo lento), armazenada, como todos nós sabemos, em toda parte. O que dificulta o emagrecimento é o fato de o organismo ser programado para manter essa gordura; é difícil transformá-la em energia. Mas é essa transformação que a dieta incentivará seu metabolismo a fazer.

A primeira coisa que o organismo faz quando você acorda pela manhã é procurarenergia para gastar.E ele recorre justamente àqueleglicogênio rápido e fácil que fica armazenado no fígado. “Há cerca de 1.500 a 2.000 calorias ali”, afirma o Dr. Mattson.

Então você se levantada cama e come cerealcom leite, ou toma um café com pão na chapa no caminho para o trabalho, ou talvez pule o café da manhã e simplesmente comece a beliscar lá pelas 11 horas da manhã. De qualquer maneira, seu organismo tem agora uma fonte novinhade glicogênio para queimar – comida! E se entrar mais comida do que o organismo pode queimar, ele começará a metabolizá-la e armazená-la sob a forma de gordura– colocando parte no fígado, sob a forma de glicogênio, e a outra você sabe onde. Isso acontece dia após dia, até você acordar 10 anos mais tarde, olhar-seno espelho e constatar que já não apresenta a mais remotasemelhança com aquela sua foto de formatura do ensino médio.


E se você conseguisse queimar todo esse glicogênio no começo do dia e programarseu organismo para começar a queimar gordura? É isso que a Dieta das 8 Horas faz. Com os exercícios mais moderados – apenas 8 minutospor dia antes da primeirarefeição –, você começará a queimar essas reservas de glicogênio loucamente, e passará uma parte maior do dia no modo de queima de gordura. (Voltaremos ao assunto mais adiante.) E, deixando de comer tarde da noite, você esgotará essas reservas de glicogênio de modo que, ao acordar no dia seguinte, a queima de gordura começaráainda mais cedo.“Você estará programado para usar as gorduras, em vez de usar o que estiverno fígado”, diz o Dr. Mattson. “Haverá uma redução no tamanho das suas reservas de gordura.”


Essa técnica – limitar o período no qual você come para acabar com as reservas de gordura do corpo – é conhecida como “jejum intermitente”. E é a base da Dieta das 8 Horas.

Há algo de atraente no número 8 – largo na parte superior, sólido na parte inferior, magro no meio. É uma metáfora perfeitapara o corpo magro e saudável que todos nós almejamos ter. Infelizmente, passeiboa parte da minha infânciaparecendo mais um 0 grandee gordo do que um 8. Você sabe do que estou falando – aquela barrigaassustadora que os médicos chamam de “forma de maçã”. A gordura na região do abdômen – a forma mais traiçoeira que existe – aumenta o risco de desenvolver as principais doençasdo nosso tempo: doenças cardíacas, diabetes, câncer, derramee até mesmo disfunção sexual.E o nosso estilo de alimentação, no qual há comida disponível 24 horas por dia, gera desequilíbrios no nível celular, confundindo as mitocôndrias que, supostamente, deveriam nos manter jovens,saudáveis e magros. A Dieta das 8 Horas foi desenvolvida para neutralizar a crescente expansão da circunferência da sua cintura e levá-lo a readquirir a forma enxuta, forte e simétrica do 8, que caracteriza um ser jovem, magro e saudável. E foi desenvolvida para ajudá-lo a conseguir isso sem ter que passar horas na academia, gastando uma fortuna em aulas de ginástica, e sem deixar um rastro de suor atrás de você enquanto faz sua corridinha. Na verdade, você não precisa“malhar” de verdade. Basta se movimentar durante 8 minutos por dia, alguns dias por semana. Espere aí! O editor-chefe da Men’s Health acabou de lhe dizer para não praticar exercícios? É, mais ou menos. Sou um grandefã de exercícios – corro e façomusculação quase diariamente porque estar na melhor forma física possívelfaz parte do meu trabalho. Recomendo de maneira veemente que você também pratiqueuma atividade, pois os exercícios vigorosos não apenasintensificam os efeitos do programa de emagrecimento, como também ajudam a combater o estresse e a esculpirseu corpo e deixá-lo em forma. Mas se você quiser


emagrecer rápido, e de uma vez por todas, não precisa deixar o seu salário naacademia. Bastam 8 minutos por dia, antesda primeira refeição. Como assim? Você não leva horas na esteira só para queimar as calorias de uma fatia de torta? (Na verdade, são necessários 15 minutos para um homem de 70 quilos queimar as calorias de uma fatia de torta. O que é muito tempo para queimar uma coisa que você comeu em menos de um minuto.) Então não quero que você tente queimar calorias por meio da prática de exercícios – quero que programe o seu organismo para fazer isso de maneira automática. Você fará isso ao acabar com as reservas de glicogênio já mencionadas neste capítulo. Como não dispõe das calorias dos alimentos para queimarassim que acorda,seu organismo recorrerá às reservas de glicogênio do fígado. Eis a boa notícia: mesmo que não fizesse nada além de pressionar os botões do controle remotodurante as 16 horas em que não está comendo,você utilizaria quasetodo o glicogênio do fígado.Um homem de 84 quilosem seus 40 e tantosanos queimaria cerca de 1.275 calorias dormindo ou sentado durante essas 16 horas; uma mulher de 72 quilos, da mesma idade, queimaria cerca de 1.073. Estamos falando da taxa metabólica basal – o número de calorias que seu organismo queima em repouso. E isso supondo que você não lave louça, não passeie com o cachorro, não jogue o lixo fora, não coloque as crianças para dormir, não tire o gato da sua poltrona favorita, não suba escada, não troque de roupa, não pendure suas roupas, não fique rolando na cama com seu(sua) parceiro(a) ou faça qualqueroutra atividade físicaque normalmente fariadepois de terminarde jantar. Mas lembre-se de que há apenas 1.500 a 2.000 calorias nas reservas de glicogênio. Portanto, quando acordamos, essas reservas já estão quase no fim. Os 8 minutos que você gasta praticando exercícios leves – até mesmo uma rápida caminhada pelo quarteirão – antes da primeira refeição acelera essa queima de glicogênio e, quando as reservas chegaremao fim, você se transformará em uma máquinade queima de gordura pelo resto do dia. E continuará queimando gordura, mesmoenquanto come – independentemente do que coma.Ao mesmo tempo,você ajudará as mitocôndrias das células a gerarem energia com mais eficiência, reduzindo o risco de doenças.


Bem, agoravamos encarar a realidade: eu sei que disse que você pode comer o que quiser, na quantidade que quiser. E é verdade. Mas não vou afirmar que você pode viver à base de salgadinhos e tequila. Sim, todos os seus alimentos favoritossão permitidos – do purê de batatasàs almôndegas, passandopela torta de chocolate. Mas, ao mesmo tempo, seu organismo precisa de nutrição de verdade, em quantidade suficiente para enfrentar as atividades cotidianas, como respirar, digerire fazer o cabelo crescer.

Para garantir que você obtenha todos os nutrientes necessários – e que vocêpossa voltar ao purê de batatas, às almôndegas e à torta de chocolate –, vouapresentá-loaosAlimentosPoderososdaDietadas8Horas.Alimentosricosemproteínas,fibrasegordurassaudáveis(osDestruidoresdeGordura)ajudarãoseucorpoadesenvolveremantermúsculosmagros,acabarcomaflacidezedefenderedafome.Ealimentosricosemvitaminaseminerais(osPromotoresdaSaúde)ajudarãoamelhorarseuhumor,evitardoençaseatémesmoaraciocinarmaisrápidoecommaisclareza.(AbordareiaciênciadessesalimentosnoCapítulo5.)Defato,opremiadochefejornalistagastronômicoMattGoulding, coautor da série Eat This, Not That!, criou um conjunto de deliciosasreceitas com os Alimentos Poderosos da Dieta das 8 Horas, o que torna muitomaisfácilalimentarseucorpocomosnutrientesdequeelenecessita.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page